Entenda a relação entre a Geofísica, Saúde e Segurança do Trabalho

Grande parte dos levantamentos geofísicos ocorrem por meio de atividades de campo. Os métodos que requerem um contato direto com o solo, como GPR, Eletrorresistividade ou Potencial Espontâneo, podem configurar situação de insegurança à saúde dos profissionais envolvidos no estudo. Assim, é importante sempre ponderar sobre possíveis situações de risco associadas aos trabalhos de campo.

Em se tratando dos aparelhos eletrônicos, deve-se garantir seu bom funcionamento e manutenção preventiva. Defeitos no circuito elétrico podem gerar incêndios, choques elétricos e queimaduras, neste caso, portanto, representam risco tanto à saúde humana quanto ao meio ambiente.

Deve-se estar sempre atento às condições climáticas. Em dias muito ensolarados ou quentes, os profissionais estão sujeitos a desidratação e insolação que, em casos mais extremos, podem levar inclusive à morte. Já em dias chuvosos, há risco de descargas elétricas e também de escorregões em ambientes molhados.

O profissional deve idealmente estar em condições físicas e psicológicas adequadas. Neste caso, uma boa alimentação e hidratação são imprescindíveis, bem como não estar sob efeitos de drogas lícitas (álcool e tabaco) ou ilícitas.

Uma vez que os levantamentos geofísicos muitas vezes envolvem equipamentos de grande volume e peso, não se recomenda a carga desses equipamentos por tempo prolongado. Sobrecarga gera lesão nas costas e pode acarretar em um histórico de dores crônicas. Dores também podem estar associadas à forma de se posicionar na cadeira ao analisar dados no computador, por isso é importante manter o computador a nível dos olhos, com a mesa em uma altura ideal e utilizando cadeiras preferencialmente ergonômica.

Em relação às condições ambientais, há diversas situações de risco que devem sempre ser observadas. O contato com animais pode gerar contaminação com doenças infectocontagiosas ou ataque, sejam eles domésticos ou silvestres.

Deve-se considerar também a intoxicação com plantas que produzem substâncias nocivas ou incômodas à saúde. Além disso, algumas plantas possuem espinhos e estruturas cortantes que geram escoriações e ferimentos principalmente nos braços e pernas, mas também nos olhos e pescoço.

Além dos supracitados, há o risco constante de quedas de mesmo nível ou nível diferente, queda em ladeiras, risco de se perder da equipe, de hipotermia, afogamento, lesões de impacto com martelos ou outros instrumentos entre diversos outros relacionados às condições do local de estudo.

Muitas das situações de risco podem ser reduzidas com uma simples avaliação das condições gerais, já outras não são inteiramente superadas, mesmo que o uso dos equipamentos de proteção individual reduza bastante os possíveis danos a serem causadas em caso de um eventual acidente.

Uma melhor avaliação do risco pode ser realizada a partir de uma Análise de Risco de Tarefa ou ART. Trata-se uma análise prévia de risco de uma atividade (reconhecimento e antecipação de risco), consolidada em um documento/planilha a fim de sistematizar medidas de prevenção e controle de acordo com o respectivo agente de risco. Seu objetivo é de reunir todas as informações de prevenção de acidentes em uma determinada atividade de acordo com as etapas de trabalho. Vale ressaltar que é necessário o conhecimento da mesma por todos os envolvidos no processo.

Dentre os EPIs mais essenciais, destacam-se os seguintes: capacete, luva, protetor solar, perneira, óculos de proteção, calça e camiseta de manga comprida, colete ou faixas reflexivas, bota e touca árabe. Ressalta-se que embora mais comuns os supracitados, a escolha do equipamento depende da tarefa a ser executada e de seu risco associado. Portanto, algumas atividades requerem EPIs que em outras podem não ser necessários.

A Neogeo Geotecnologia LTDA. tem como valores a Preservação da Vida e Valorização das Pessoas. A empresa fornece todos os EPI’s fundamentais à redução de risco e utiliza-se de todos os recursos necessários para a manutenção da vida, sejam eles materiais ou comunicativos. Temos a política interna de discutir diariamente sobre assuntos referentes à saúde, segurança e meio ambiente e contamos com uma equipe profissional de segurança que dedica-se constantemente com as questões de saúde.

Os profissionais, quando em situação de risco, acidente ou quase acidente contam com uma plataforma para reportar qualquer ocasião que ofereça perigo à vida, a fim de que todas as medidas cabíveis sejam tomadas.

Para mais informações, entre em contato conosco.

Fonte:

BRAGA, M. A.; OLIVEIRA, L. A.; GAMA, M. F. P.; NERI, F. ; PROSDOCIMI, G. A. S. 2019. Saúde e segurança nas atividades de geofísica. Boletim SBGf, Brasil, n° 107, p. 24 – 27. Disponível em http://online.fliphtml5.com/xkhqu/rdzi/#p=24. Acesso em 06/05/2020.

 

Escreva uma resposta ou comentário