NEOGEO GEOFÍSICA

O QUE É GEOFÍSICA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

Os métodos geofísicos são técnicas indiretas de investigação das estruturas de subsuperfície através da aquisição e interpretação de dados instrumentais, caracterizando-se, portanto, como métodos não invasivos ou não destrutivos.

A geofísica aplicada permite avaliar as condições geológicas locais através dos contrastes das propriedades físicas dos materiais em subsuperfície como, por exemplo, a condutividade ou resistividade elétrica, a permissividade dielétrica, o magnetismo e a velocidade sísmica. Essas propriedades podem ter como origem as diferenciações litológicas e demais heterogeneidades do meio, naturais ou não.

Uma das principais vantagens da aplicação das técnicas geofísicas em relação aos métodos tradicionais de investigação de subsuperfície como, por exemplo, as sondagens, é a rapidez na avaliação de grandes áreas com custo relativamente menor. Além disso, os levantamentos geofísicos propiciam a execução de perfis contínuos, possibilitando a identificação com maior precisão das variações laterais decorrentes das mudanças litológicas e/ou demais hetetogeneidades do meio.

“’[…] ciência que se ocupa do estudo das estruturas do interior da Terra e da localização de materiais delimitados pelos contrastes de alguma de suas propriedades físicas com as do meio circundante, usando, para esta finalidade, medidas tomadas na sua superfície da terra ou da água, no interior de furos de sondagens ou em levantamentos aéreos.” Modificado de Orellana (1972).

MÉTODOS GEOFÍSICOS

› POLARIZAÇÃO INDUZIDA (IP)
› POTENCIAL ESPONTÂNEO (SP)
› ELETRORRESISTIVIDADE (CE E SEV)
› ELETROMAGNÉTICO (GPR)
› MAGNETOMETRIA
› BATIMETRIA

› SÍSMICA DE REFRAÇÃO E REFLEXÃO
› PIPE LOCATOR
› SONAR DE VARREDURA LATERAL
› SUB BOTTOM PROFILER
› ANÁLISE E QUALIDADE DA ÁGUA
› ELETROMAGNÉTICO INDUTIVO