HIDROGEOTECNIA

IDENTIFICAÇÃO DE CAMINHOS PREFERENCIAiS DE ÁGUA (EROSÃO INTERNA/PIPING) E ZONAS SATURADAS EM MACIÇOS DE BARRAGENS DE TERRA

Métodos geofísicos têm muito a contribuir para a hidrogeotecnia uma vez que são capazes de gerar imagens contínuas do interior da barragem e, desta forma, apresentar uma maior capacidade de identificar problemas de erosões e/ou dissoluções localizadas. Essa ampla amostragem espacial é feita de forma não invasiva e reduz significativamente a quantidade de instrumentos tradicionais necessários, assim como orienta os locais de maior interesse e/ou zonas de fraqueza fornecidos pela geofísica.

› Eletrorresistividade (CE)
› Potencial Espontâneo (SP)
› GPR

Identificação de anomalias associadas à percolação de água em barragens com utilização de software de modelamento 3D.

Modelamento 3D em barragens de terra com destaque para anomalia de baixa resistividade elétrica relacionada a possíveis zonas saturadas.

Etapas do modelamento geofísico para identificação de zonas saturadas em barragens de terra.

Mapas de Potencial Espontâneo (SP) para identificação de fluxos em barragens.

É importante ressaltar que os métodos geofísicos não substituem as medidas diretas, mas fornecem indicadores indiretos contínuos em 2D ou 3D que, uma vez calibrados com dados oriundos de investigações diretas, permitem uma avaliação espacial completa e de baixo custo.