Magnetometria para ouro: como essa técnica auxilia na prospecção aurífera?
- geofisica3
- 2 de abr.
- 1 min de leitura
A magnetometria é uma ferramenta poderosa na prospecção de ouro, especialmente em áreas com controle estrutural bem definido.
Muitos depósitos auríferos estão associados a zonas de cisalhamento, veios de quartzo e contatos litológicos — alvos que podem ser identificados por variações sutis no campo magnético. Com o uso de filtros direcionais e os filtros de alta frequência conseguimos destacar feições mais rasas e sutis, revelando lineamentos/estruturas e zonas de alteração hidrotermal associados a mineralizações de ouro.
A integração com outros métodos, como geoquímica e polarização induzida (IP), amplia ainda mais o potencial de descoberta e reduz riscos na exploração.

🖼️ Figura: Nessa figura você está vendo um dos nossos produtos de Magnetometria Aerolevantada (por drone), e corresponde a extração dos lineamentos magnéticos a partir das derivadas direcionais em X (Dx) e Y (Dy). Em detalhes: A: Mapa Dx sobreposto aos lineamentos magnéticos extraídos;B: Mapa Dy sobreposto aos lineamentos magnéticos extraídos;C: Lineamentos magnéticos sobrepostos à topografia;Rosetas estruturais comparando a orientação dos lineamentos magnéticos e topográficos.
💬 Já utilizou geofísica na busca por ouro? Compartilha sua experiência com a gente! 👇
#geofísica #magnetometria #ouro #prospecção #ExploraçãoMineral #geociências #mineração #geofisicaparaouro