A Geofísica corresponde à Ciência que estuda o interior da Terra por meio de medições indiretas de propriedades físicas, sem a necessidade de realizar perfurações em subsuperfície.
As investigações ocorrem com a obtenção de informações em profundidade, sendo as interpretações realizadas de acordo com a variação de valores, morfologias e comportamentos.
A Geofísica pode ser separada em duas principais vertentes, sendo elas:
– Geofísica Global: Equivale aos estudos da Terra em escala global, sobre sua morfologia, estrutura e fenômenos (como estudos sismológicos, magnéticos, geodinâmicos, entre outros). Um bom exemplo a ser apresentado é referente à descoberta da forma real do planeta Terra (Figura A), que foi desenvolvida através de análises gravimétricas, apresentando como objeto de estudo o campo gravitacional terrestre. Outro bom exemplo corresponde ao monitoramento sísmico em escala nacional, como o modelo desenvolvido pelo Centro de Sismologia do IAG/USP, que apresenta divulgação de terremotos em tempo real (http://moho.iag.usp.br/monitor/).
Figura A: Geóide, volume geométrico correspondente à forma verdadeira da Terra, Fonte: International Centre for Global Earth Models (ICGEM).
– Geofísica Aplicada: Corresponde à utilização de métodos como soluções em diversas áreas, como Prospecção Mineral, Geotecnia, Monitoramento Ambiental e Industrial, apresentando informações de alta relevância e ótima relação custo x benefício.
A Geofísica Aplicada é utilizada junto ao Mapeamento Geológico, auxiliando na Prospecção Mineral, para identificação de áreas-alvo (Magnetometria), na Geotecnia, para análise de estruturas (métodos elétricos, métodos sísmicos), na área Ambiental, para mapeamento e caracterização de poluentes (métodos elétricos) e para batimetria de rios (métodos sísmicos), na Espeleologia, para identificação de cavidades (Figura B), e na área industrial apresenta-se útil no cadastramento de interferências (métodos eletromagnéticos).
Figura B: Modelamento tridimensional para identificação de condutos a partir de perfis elétricos paralelos em área cárstica. Fonte: Neogeo Geotecnologia LTDA.
Atualmente, vêm crescendo a utilização da Geofísica para estudos de caracterização e monitoramento de barragens, sendo resguardada pela Lei Federal n° 12.334/2010, referente à Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
De acordo com as informações obtidas é possível concluir, conforme a interação entre diferentes métodos, sobre o funcionamento e posicionamento das estruturas da barragem, sobre possíveis fluxos direcionais e sobre zonas de infiltração e ascensão de materiais saturados ao longo dos maciços e fundações.
Tais resultados corroboram imensamente para a asserção sobre as condições de segurança de barragens, auxiliando na prevenção de possíveis acidentes em suas estruturas, contribuindo para com o bem-estar da sociedade e meio ambiente.
A Neogeo Geotecnologia LTDA. realiza projetos com diversos métodos de aquisição, como métodos elétricos (Eletrorresitividade, SP, IP) e eletromagnéticos (GPR), sendo suas utilizações ponderadas de acordo com as características dos empreendimentos e com o objetivo dos projetos.
Entre em contato conosco, a Neogeo Geotecnologia LTDA. pode auxiliar na resolução dos seus desafios! Conheça nossas soluções!
Comments