top of page

O que é a Geofísica Aplicada?

A Geofísica corresponde à Ciência que estuda o interior da Terra por meio de medições indiretas de propriedades físicas, sem a necessidade de realizar perfurações em subsuperfície.


As investigações ocorrem com a obtenção de informações em profundidade, sendo as interpretações realizadas de acordo com a variação de valores, morfologias e comportamentos.


A Geofísica pode ser separada em duas principais vertentes, sendo elas:

Geofísica Global: Equivale aos estudos da Terra em escala global, sobre sua morfologia, estrutura e fenômenos (como estudos sismológicos, magnéticos, geodinâmicos, entre outros). Um bom exemplo a ser apresentado é referente à descoberta da forma real do planeta Terra (Figura A), que foi desenvolvida através de análises gravimétricas, apresentando como objeto de estudo o campo gravitacional terrestre. Outro bom exemplo corresponde ao monitoramento sísmico em escala nacional, como o modelo desenvolvido pelo Centro de Sismologia do IAG/USP, que apresenta divulgação de terremotos em tempo real (http://moho.iag.usp.br/monitor/).


Figura A: Geóide, volume geométrico correspondente à forma verdadeira da Terra, Fonte: International Centre for Global Earth Models (ICGEM).


Geofísica Aplicada: Corresponde à utilização de métodos como soluções em diversas áreas, como Prospecção Mineral, Geotecnia, Monitoramento Ambiental e Industrial, apresentando informações de alta relevância e ótima relação custo x benefício.


A Geofísica Aplicada é utilizada junto ao Mapeamento Geológico, auxiliando na Prospecção Mineral, para identificação de áreas-alvo (Magnetometria), na Geotecnia, para análise de estruturas (métodos elétricos, métodos sísmicos), na área Ambiental, para mapeamento e caracterização de poluentes (métodos elétricos) e para batimetria de rios (métodos sísmicos), na Espeleologia, para identificação de cavidades (Figura B), e na área industrial apresenta-se útil no cadastramento de interferências (métodos eletromagnéticos).


Figura B: Modelamento tridimensional para identificação de condutos a partir de perfis elétricos paralelos em área cárstica. Fonte: Neogeo Geotecnologia LTDA.


Atualmente, vêm crescendo a utilização da Geofísica para estudos de caracterização e monitoramento de barragens, sendo resguardada pela Lei Federal n° 12.334/2010, referente à Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).


De acordo com as informações obtidas é possível concluir, conforme a interação entre diferentes métodos, sobre o funcionamento e posicionamento das estruturas da barragem, sobre possíveis fluxos direcionais e sobre zonas de infiltração e ascensão de materiais saturados ao longo dos maciços e fundações.


Tais resultados corroboram imensamente para a asserção sobre as condições de segurança de barragens, auxiliando na prevenção de possíveis acidentes em suas estruturas, contribuindo para com o bem-estar da sociedade e meio ambiente.


A Neogeo Geotecnologia LTDA. realiza projetos com diversos métodos de aquisição, como métodos elétricos (Eletrorresitividade, SP, IP) e eletromagnéticos (GPR), sendo suas utilizações ponderadas de acordo com as características dos empreendimentos e com o objetivo dos projetos.


Entre em contato conosco, a Neogeo Geotecnologia LTDA. pode auxiliar na resolução dos seus desafios! Conheça nossas soluções!

Posts recentes

Ver tudo

Estudos Geofísicos Aplicados à Barragem de Terra

As atividades minerárias geram uma grande quantidade de resíduos sólidos, dos quais os mais importantes em termos de volume são os gerados pela atividade de extração do minério (estéreis) e pelas usin

Comentarios


bottom of page