top of page

Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)

Serviços geofísicos podem gerar bancos de dados complexos e extensos que requerem rotinas de análises elaboradas para fornecer resultados precisos aos clientes. Visando otimizar recursos e prover soluções inovadoras, a Neogeo construiu seu próprio departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Desenvolvemos softwares de ponta e sistemas diferenciados para garantir mais qualidade e agilidade no processamento e interpretação dos resultados. Nossas geotecnologias nos permitem prover soluções a demandas específicas de nossos clientes, desde projetos com algumas dezenas de metros até aqueles com milhares de quilômetros de dados.

A Neogeo se fundamenta em ciência de qualidade em seus serviços. Contribuímos com a divulgação e expansão do conhecimento geofísico através da publicação de pesquisas em periódicos renomados e com participações em eventos nacionais e internacionais. Acreditamos no ciclo de inovação e desenvolvimento e transformamos conhecimento teórico em aplicações práticas.

Monitoramento Microssísmico

 

Monitorar índices como picos de velocidade de partícula e a variação da velocidade sísmica no meio auxilia na detecção de atividades anômalas que podem representar um risco à estabilidade em uma estrutura geotécnica, por exemplo, possibilitando que as partes interessadas tomem ações corretivas. Assim, o monitoramento microssísmico é um importante aliado da gestão de riscos e segurança associada a áreas de interesse geotécnico.

O GEOTRACK é o sistema Neogeo de monitoramento microssísmico. O sistema é uma solução unificada para o registro multicanal de sinais sísmicos e processamento de dados, capaz de oferecer o monitoramento em tempo real e um vasto leque de resultados de forma transparente e acessível.

Picos de velocidade e aceleração de partícula

Eventos vibratórios que excedem limites de segurança podem afetar a integridade de estruturas geotécnicas, como contribuir com efeitos de liquefação em barragens de rejeitos, por exemplo. Os índices de pico de velocidade e aceleração de partícula podem ser avaliados para acompanhar vibrações induzidas por, além de eventos sísmicos naturais ou vibrações causadas por atividades humanas, as próprias operações da estrutura, como o despejo de novos rejeitos. Um aumento significativo dos níveis de vibração pode ser um sinal de que a estrutura está sendo submetida a forças que podem comprometer sua integridade.

pico.PNG
dvv.PNG

Variação relativa da velocidade sísmica

A dinâmica hídrica em estruturas geotécnicas é também uma das preocupações dos especialistas. A medição de perturbações relativas da velocidade sísmica (dv/v) a partir da Interferometria Sísmica de Ruído Ambiente vem sendo explorada como uma metodologia promissora internacionalmente. Uma diminuição da velocidade de propagação sísmica no meio pode refletir uma diminuição da rigidez dos materiais em profundidade e um aumento da pressão dos poros, que pode ser um indicativo de relação com a liquefação parcial ou total da massa de solo, por exemplo.

Velocidade de propagação da onda S

A velocidade de propagação da onda S (Vs) é um importante parâmetro em geotecnia, refletindo a rigidez e competência dos solos. Sua análise em perfis de profundidade revela detalhes sobre a estratigrafia e densidade dos materiais em subsuperfície, com solos mais rígidos apresentando Vs mais alta. Este parâmetro, correlacionado ao módulo de cisalhamento, auxilia na identificação de solos menos competentes, que possuem propriedades geotécnicas desfavoráveis e são suscetíveis a fenômenos como liquefação. Vs tende a aumentar com a profundidade devido à compactação dos sedimentos, sendo também útil na análise de descontinuidades que podem indicar camadas menos competentes. A utilização de valores típicos de Vs na classificação de solos enriquece a avaliação geotécnica, consolidando sua importância em projetos de engenharia civil e geotecnia.

vs.PNG

Instalação do sistema microssísmico

Registro contínuo de sinais sísmicos e detecção de eventos em tempo real

Envio de dados ao servidor

Processamento e análise de dados

Relatórios técnicos

NOSSAS SOLUÇÕES

 

NOSSAS PUBLICAÇÕES

 

Guedes, V.J.C.B.; Prosdocimi, G.A.S.; Miranda, F.J.; Maciel, S.T.R.; Rocha, M.P. (2023). Influence of rainfall in a short-term seismic velocity monitoring at an urbanlandslide site in Minas Gerais, Brazil. Journal of Applied Geophysics. 214. 10.1016/j.jappgeo.2023.105071

Prosdocimi, G.A.S.; Guedes, V.J.C.B.; Gomes, G.W.; Viegas, M.A.F.; da Cruz, I.L.S.C. (2021). Use of MASW for an earth dam characterization and shear modulus estimation in Belo Horizonte – MG, Brazil. Brazilian Journal of Geophysics. 39(2): 237-246. 10.22564/rbgf.v39i2.2103

bottom of page